fabrica de doces

3 Dicas Para montar sua própria fábrica de doces

As atividades de produção de uma fabrica de doces se caracterizam pela confecção em larga escala de doces no geral.

As empresas devem determinar a gama de produtos que pretendem oferecer com base em vários fatores como, por exemplo, o acesso às matérias-primas (de tradição regional ou familiar para produção de doces particulares) e o conhecimento aprofundado das receitas.

Para abrir uma fábrica de doces caseiros, o empresário deve se identificar com o setor e estar atento às principais mudanças ocorridas na produção e comercialização de doces.

Hoje, os doces dificilmente são mais feitos à mão quando o foco é a venda em larga escala.

A produção de doces e confeitaria em geral possui processos modernos como preparação de embalagens, normas de segurança para automatização do monitoramento de saúde e outros fatores que tornam o ramo mais profissional.

As fábricas de doce historicamente

A tradição portuguesa de fazer sobremesas à base de ovos e açúcar encontrou, no Brasil, uma vasta seleção de frutas tropicais, dando origem a um delicioso menu de iguarias típicas nacionais.

Nas principais cidades do Império Brasileiro – Rio de Janeiro e Salvador – os escravos aproveitavam o excedente e vendiam os doces em forma de geleia feita com frutas comuns, como goiaba e banana.

Hoje, nossas compotas e geleias são consumidas em todos os estados. No entanto, a mudança social transformou o comportamento de consumo dos brasileiros. Com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, os doces das mães deixaram de ser produzidos e consumidos com a mesma frequência.

Sendo assim, milhares de pequenos produtores saíram para suprir a escassa quantidade de compotas e geleias caseiros.

fabrica de doces

Como começar em uma filial

Primeiro, os empreendedores devem tentar entender como seus concorrentes estão produzindo. É preciso estudar quais produtos vendem mais, além de avaliar a “praça” de cada produto alvo. Como o mercado é diversificado, o trader deve considerar quais mercados são os mais rentáveis ​​e adequados ao seu perfil.

Com base nessa primeira pesquisa, é preciso escolher o que se quer produzir e também o público-alvo. A partir daí todos os seus pensamentos devem ser guiados por esses dois fatores. Isso porque sua produção será voltada para eles. Um bom planejamento estratégico vai definir o futuro da empresa.

Etapa 2 – Legalização

A autenticação é importante para as empresas, pois, somente assim receberão benefícios como financiamento e poderão emitir notas fiscais.

Uma vez formalizada, uma empresa pode vender por meio de leilões públicos ou agências governamentais de atendimento e corre o risco de ser penalizada (multas e outras sanções mais severas) na fiscalização.

Além disso, uma empresa não formalizada legalmente não poderá assalariar funcionários, pelo menos não formalmente, que tenham todos os benefícios dos funcionários normais.

Etapa 3- Organizando o processo de produção na fabrica de doces

Para o preparo de doces é necessário organizar a compra da matéria-prima para que não falte nem seja comprada em excesso, pois alguns produtos são perecíveis e não podem ser armazenados por muito tempo.

Quanto aos fornecedores, o ideal é optar por aqueles que estejam em sintonia com a produção e forneçam produtos de qualidade, no prazo que a fábrica precisa, para que a produção não seja prejudicada.

Etapa 4 – Identificar as estratégias de implantação corretas em sua fabrica de doces.

Alguns produtores gostam de focar na humanização da empresa postando várias fotos dos bastidores dos profissionais da cozinha e detalhes de como são feitos os mimos.

A rede social é um “prato cheio” para distribuição de quem está pensando em começar um negócio de confeitaria. Você vai conquistar clientes através de canais como: Instagram, Facebook e Whatsapp!

A preocupação, aqui, deve ser em tirar boas fotos, se possível, contratar um fotógrafo profissional, e seja criativo! As sobremesas são belos pratos que cativam os espectadores com imagens.

fabrica de doces

Quanto custa abrir uma fábrica de doces?

O investimento geralmente não será alto para montar uma fábrica de doces caseiros desse tipo, principalmente porque estamos falando de algo pequeno.

Grande parte do seu custo inicial serão os utensílios que você usa todos os dias, os ingredientes necessários para fazer uma variedade de doces e, muito provavelmente, terá que arrendar uma loja e algum tipo de máquina.

A compra de equipamentos para trabalhar será um investimento inevitável neste início de negócio.

E quanto a você? Está procurando o melhor equipamento para sua fábrica de doces? Entre em contato conosco que nós te ajudamos, de acordo com sua necessidade. Aproveite e leia nossas outras matérias.