Festa junina chegando e é claro que nossa atenção está voltada totalmente aos doces juninos. E hoje vamos falar sobre a paçoca.
A Paçoca é definitivamente o doce favorito do Brasil.
Mas nem todos conhecem a sua história. Já se perguntou como nasceu a paçoca?
Paçoca é uma comida indígena composta por carne bovina e tapioca. Aqui, é claro, estamos falando da versão salgada.
Era um alimento muito utilizado pelo povo nordestino, que passavam semanas fora de casa. Para garantir o sustento, precisavam levar comida que fosse de fácil transporte e rápida de se preparar.
Tal necessidade fez da paçoca um dos alimentos mais consumidos e um dos que rapidamente se popularizaram pelo país.
Com o passar dos anos ela foi aperfeiçoada com outros ingredientes e passou a ser industrializada e comercializada em um formato doce.
O nome “paçoca” vem do termo indígena PASOKA, que quer dizer “esmagar com as mãos”. Esta era a maneira como preparavam este prato, onde a carne e a farinha eram socadas em um pilão.
Foi comida de guarda para os avanços indígenas e para as entradas dos bandeirantes. Algum tempo depois alimentou vaqueiros na caatinga, em tempos de bonança.
O diferencial da paçoca era o tempo que ela se mantinha em bom estado. E quanto mais seca a paçoca era, mais tempo durava.
Sobremesas para preparar com paçoca.
A paçoca é tão versátil que através dela surgiram sobremesas deliciosas. Confira abaixo algumas delas:
Brigadeiro de paçoca
Caso a ideia seja preparar um doce fácil para comer na hora, aposte no brigadeiro de paçoca.
Você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- paçocas de 20 g cada.
A melhor parte do brigadeiro de paçoca é que ele é supersimples de fazer: basta colocar todos os ingredientes na panela (triture as paçocas com as mão para facilitar) e, então, misture no fogo médio até que o brigadeiro solte do fundo. Depois, faça bolinhas com as mãos e enrole as em paçocas trituradas. Foi um prazer!
Paçoca cremosa na travessa.
Prepare-se para provar uma sobremesa deliciosamente irresistível! É uma paçoca cremosa de travessa prática e bem fácil de fazer.
Ingredientes
Creme de paçoca
- 1 unidade de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 unidades de paçoca rolha esfarelada
- 1 unidade de creme de leite (caixinha)
- Ganache de chocolate
- 200gramas de chocolate meio amargo
- 100gramas de creme de leite
Modo de preparo
Creme de paçoca
Em uma panela junte o leite condensado, a manteiga e as paçocas e cozinhe tudo em fogo médio mexendo sempre.
Desta forma, quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até que o docinho ganhe consistência e solte do fundo da panela, vai levar de 10 a 15 minutos, mas pode variar.
Quando chegar no ponto, desligue o fogo e deixe esfriar por 5 a 10 minutos. Em seguida coloque agora o creme de leite e misture até que tudo se incorpore.
5.Reserve e deixe esfriar completamente.
Ganache de chocolate
Em um recipiente coloque chocolate picado e derreta no microondas colocando o tempo de 30 em 30 segundos e mexendo a cada intervalo até que o chocolate fique liso e sem nenhum pedaço sólido. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria.
Em seguida, adicione o creme de leite e misture até ficar homogêneo.
Não tem como não amar. E para aqueles que querem produzir paçoca em larga escala, entre em contato conosco e nós iremos te ajudar.
Aproveite também para ler nossas outras matérias.