cultura organizacional

Utilize a cultura organizacional para alavancar a sua empresa.

Uma cultura organizacional bem definida é essencial para as empresas que pretendem motivar os seus colaboradores, marcar a sua presença no mercado e diferenciar-se da concorrência. Com isso em mente, é importante saber que toda empresa precisa levar em consideração quatro aspectos principais.

  • Plano Estratégico: responsável por determinar o local/posição que a empresa ocupa no mercado;
  • Tecnologia: entender o que uma empresa precisa para atingir seus objetivos;
  • Estrutura: corresponde à forma como a companhia distribui seus recursos;
  • Líderes e colaboradores: é a parte central da organização, que permite que os processos avancem em direção ao desenvolvimento.
cultura organizacional

Como as grandes empresas estão alavancando a cultura organizacional.

A Coca-Cola, por exemplo, se destaca por apresentar seus valores, que vão além das palavras, e os pratica no dia a dia da empresa. Valores como inovação e orientação global fazem parte de projetos concretos na empresa.

A companhia dispõe de um espaço dedicado exclusivamente à inovação na organização e uma plataforma global de comunicação, a fim de garantir toda a comunicação entre os escritórios das diferentes regiões do mundo.

Esses são apenas alguns exemplos dos valores que nossa empresa praticar. Além disso, a cultura organizacional da Coca-Cola está focada na diversidade e na inclusão, e se baseia em 4 pilares principais: Construir, Articular, Regulamentar e Avaliar, que vão desde atrair e reter talentos até avaliar e otimizar processos.

cultura organizacional

Atrair funcionários

Além de orientar seus colaboradores para resultados, uma empresa que pretende manter uma cultura organizacional forte deve motivá-los e valorizá-los. Ela reconhece que as pessoas podem alcançar seus objetivos e precisa utilizar ferramentas que promovam o comprometimento profissional de todos.

A maneira mais fácil é usar avaliações e pesquisas internas. O departamento de recursos humanos ou uma consultoria especializada podem ajudar nisso. O retorno do investimento do engajamento dos colaboradores torna sua empresa lucrativa, sólida e forte no mercado.

cultura organizacional

Otimizar

Transformar um negócio em um empreendimento produtivo é um grande desafio. Para aumentar a produtividade, todos os processos devem ser bem definidos. Nesse sentido, uma organização com uma cultura organizacional bem estruturada:

  • investe em treinamento;
  • cria um bom ambiente de trabalho e positivo;
  • mantém uma comunicação interna eficaz, assim como com seus clientes;
  • dá feedback sobre ações e campanhas realizadas (individual ou coletivo);
  • revisa as estratégias operacionais;
  • vale-se de tecnologias com o objetivo de melhorar o processo de produção.

Como criar ou mudar a cultura corporativa.

Gerenciar a cultura corporativa é essencial para o sucesso de uma empresa. Compreender como a mudança cultural ocorre no cotidiano das organizações e dos membros individuais é uma tarefa muito difícil para gestores e líderes.

Vamos entender melhor os passos que podem ser dados para mudar a cultura organizacional de uma empresa:

Comunidade atual e avaliação de desempenho

Em termos de eficiência, avalie a satisfação do cliente, a participação de mercado, a produtividade e os lucros. Consequentemente, compreenda a relação dos hábitos e comportamentos da equipe com o sistema de gestão da empresa. Os resultados obtidos e as métricas de desempenho expostas são fruto dessa relação. O importante, nessa etapa, é identificar se existem fatores culturais que impedem melhores resultados do negócio e o que deve ser feito para mudar essa situação.

Como isso pode facilitar o processo de compreensão dos funcionários?

A conscientização dos funcionários sobre a cultura organizacional pode acontecer de várias maneiras, porém, o ponto principal é que o exemplo deve vir da liderança. Para que o colaborador entenda todos os comportamentos aplicados na empresa, todos os integrantes da empresa independentemente do cargo que ocupam, devem praticá-los diariamente.

É importante que o discurso da cultura organizacional também seja praticado no dia a dia, pois qualquer discrepância entre discursos e atitudes fará com que os funcionários percam a identificação com a empresa.

Para comprar as melhores máquinas da industria de doces clique aqui.

Leia também nossas outras matérias.