Pular para o conteúdo

PÃO DE ALHO

pão-com-alho é uma iguaria originária da culinária italiana e consiste tipicamente de algum tipo de pão guarnecido com uma mistura de alho e azeite ou manteiga, grelhado, tostado ou assado no forno. Pode ser servido como um antepasto, ou como acompanhamento de qualquer refeição, como por exemplo, um delicioso.

Existem dois tipos básicos de pão-com-alho, aquele em que se barram fatias de pão com a mistura de alho, se cobrem com queijo ralado e se assam no forno, numa preparação muito semelhante à bruschetta italiana; ou abrindo um pão ao meio, no sentido longitudinal, ou em fatias, não as deixando separar-se, se barra a parte interior do pão com a mistura de alho, e se assam no forno ou na grelha do churrasco; por vezes, o pão assim preparado é primeiro enrolado em folha de alumínio.

A mistura de alho pode ser composta apenas de alho e azeite ou manteiga, ou pode levar ervas aromáticas, como salsa ou orégano, maionese e vários tipos ou misturas de queijos.

QUERIDINHO DO CHURRASCO

Com a popularidade em alta em todo território nacional, ele foi alçado ao status de queridinho do churrasco, tornando-se quase tão importante quanto às carnes, porém é bom lembrar que o alimento deve ser apenas um complemento, e não o principal ingrediente do churrasco. Embora a ideia de acrescentar o item ao churrasco não seja recente, a novidade fica por conta da oferta desse produto industrializado. No mercado, há diversas marcas, formatos e recheios para todos os gostos dos consumidores.

O pão de alho é unanimidade entre diferentes perfis: crianças, mulheres, homens e até os amigos vegetarianos que jamais devem ser esquecidos. Porém o ideal é se forem comprar o produto, o mesmo seja de procedência, de um fabricante legalizado, pois alguns estabelecimentos vendem em pacotes que não se sabe a procedência.

Apesar de ser considerado um produto de baixo risco, ele não está isento de contaminação, principalmente, em função do contato com as mãos de quem os manipula durante o processo de fabricação.

 

RECEITA CASEIRA DE PÃO DE ALHO

Pão (preferência pelo de baguete);
3 colheres (sopa) de maionese;
2 colheres (sopa) de requeijão;
Queijo parmesão ralado a gosto;
Temperos a gosto: salsinha, cebolinha, orégano.

Comece fazendo a pasta de pão de alho. Misture todos os ingredientes e, quando atingir a consistência de pasta, reserve. Corte os pães em pequenas fatias e recheie generosamente. O pão de alho para churrasco pode ser assado no forno ou na churrasqueira. Em ambos fica maravilhoso.

O preparo é muito rápido. Na churrasqueira, cerca 5 minutos de brasa bastam. No forno, asse numa temperatura de 180ºC por aproximadamente 10 minutos. Assim que o pão de alho ficar dourado, ele está pronto para ser servido e saboreado.

INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO PÃO DE ALHO

Atualmente no mercado existe equipamento de corte e injeção de recheios chamada de Recheadeira de Massa Pastosa R-RMP capaz de aumentar significativamente a produção e a qualidade final dos produtos. Apesar do processo de alimentação do produto (pão) no equipamento ser de forma manual, o processo de corte e recheio é realizado automaticamente, o recheio é acrescentado através de bomba de dosagem e bicos com movimentação de avanço/retorno por servo-motores, sendo que com estes conjuntos é possível controlar a vazão e o avanço ideal dos bicos no interior dos pães. A retirada dos pães do equipamento pode ser de forma manual ou com sistema pneumático.