Pular para o conteúdo

Túnel de Resfriamento R-TRF

FUNÇÃO: tem a finalidade de resfriar e cristalizar diversos tipos de produtos alimentícios através de temperatura e umidade controlada.

Os Túneis de Resfriamento R-TRF podem ser construídos em duas opções de troca de calor para resfriamento dos produtos:

R-TRF (A): onde a troca de calor é somente através de convecção forçada de ar frio

INDICADO: para resfriamento de produtos que entram no Túnel de forma espaçada e onde não há a necessidade de resfriamento da parte inferior do produto (pé) mais rápido do que a parte superior.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO: Produtos Cobertos com Chocolate (pós cobrideira), Biscoitos Recheados, Biscoitos (bases), Placas de Waffer, etc.

Tempos de Resfriamento (Residência) / Temperatura Interna:

Produto

Temperatura

Tempo de Residência

Cobertos com Chocolate

12 – 14 C

7 – 9 min

Cobertos com Compound

8 – 10 C

4 – 6 min

Biscoitos (Base á 50 C)

8 – 10 C

1,5 – 3 min

Biscoitos Recheados

8 – 10 C

5 – 7 min

R-TRF (B): onde a troca de calor é na parte superior através de convecção forçada de ar frio e na parte inferior através de condução, pois a esteira é apoiada numa mesa construída em dupla camisa, por onde circula água fria.

Indicado: para resfriamento de produtos que entram no Túnel de forma compacta ou onde há a necessidade de resfriamento da parte inferior do produto (pé) mais rápido do que a parte superior (pós pré-cobrideira).

Exemplos de Aplicação: Mantas de Produtos (Linha Formadora de Barras) e primeira cobertura de produtos que recebem duas Coberturas de Chocolate (pré cobrideira).

Tempos de Resfriamento (Residência) / Temperatura Interna:

Produto

Temperatura do Ar

Temperatura da Água

Tempo de Residência

Manta de Nougat Aerado

8 – 10 C

3 – 5 C

9 min

Manta de Caramelo

8 – 10 C

3 – 5 C

12 min

Manta de Granola

8 – 10 C

3 – 5 C

10 min

Pós Pré Cobrideira

14 C

5 C

4 min

Construção:

Mesa de Entrada

É confeccionada em rígida estrutura metálica de aço carbono com padrão de acabamento em esmalte a base de poliuretano (pintura eletrostática), sendo a mesa de apoio da esteira transportadora em aço inoxidável AISI 304. Na sua extremidade possui sistema de inversão através de faca apoiada sobre fusos, o que vem permitir fácil ajuste da distância da mesma com o equipamento anterior (cobrideira).
Para o perfeito alinhamento da esteira transportadora o módulo é equipado com sistema de alinhamento foto-pneumático.

Duto de Resfriamento

Primeira Opção: R-TRF (A): troca de calor através de convecção forçada

Consiste de um duto hermético formado por capotas e mesas fabricadas em poliuretano expandido revestido por shell de fiberglass, o qual é apoiado sobre rígida estrutura metálica de aço carbono. As capotas são apoiadas sobre nervuras laterais das mesas, as quais possuem construção que permitem que as capotas basculem lateralmente, o que propicia o fácil acesso ao interior do duto.

O seu interior é subdividido em dois dutos através de mesas de aço carbono com acabamento em pintura negra, sendo o duto superior o responsável pelo resfriamento do produto, pois é nesse em que a correia transportadora se apoia e o duto inferior tem a finalidade do retorno do ar para o Sistema de Resfriamento.

Segunda Opção: R-TRF (B): troca de calor através de convecção forçada e condução

Consiste de um duto hermético formado por capotas e mesas fabricadas em poliuretano expandido revestido por shell de fiberglass, o qual é apoiado sobre rígida estrutura metálica de aço carbono. As capotas são apoiadas sobre nervuras laterais das mesas, as quais possuem construção que permitem que as capotas basculem lateralmente, o que propicia o fácil acesso ao interior do duto.

O seu interior é subdividido em dois dutos através de mesas de aço inoxidável, construídas em dupla camisa por onde circula água fria (#), sendo o duto superior o responsável pelo resfriamento de produto, pois é nesse em que a correia transportadora se apoia. O duto inferior tem a finalidade do retorno do ar para o Sistema de Resfriamento.

(#) Os valores abaixo deverão ser considerados para o dimensionamento de um Chiller, para resfriamento de água, que poderá ou não ser fornecido em conjunto com a Linha pela RSA.

Observação: A água fria deverá ter a Temperatura = + 5 oC

Equipamento

Largura de Trabalho

Consumo de Água Fria por Módulo = 2 m (#)

R-TRF 420

420 mm

360 l/h

R-TRF 620

620 mm

405 l/h

R-TRF 820

820 mm

450 l/h

R-TRF 1.050

1050 mm

510 l/h

R-TRF 1.300

1300 mm

580 l/h

Sistema de Resfriamento

Tem a finalidade do resfriamento, e insuflamento do ar no interior do duto, através de conjunto de ventiladores tipos sirocco.

O Resfriamento do ar pode ser realizado através de Expansão Direta de Refrigerantes ou através de Água Fria ou Solução Água + Glicol

Primeira Opção: Expansão Direta de Refrigerantes

Tem a finalidade do resfriamento, através de expansão direta dos refrigerantes R 22 ou R 132 a, e insuflamento, do ar no interior do duto de resfriamento. O sistema é confeccionado visando alto rendimento frigorífico associado a um excelente grau de controle de capacidade tanto de processo como do próprio sistema.
É composto por: evaporador, ventilador duplex de dupla aspiração tipo “sirocco”, compressor hermético, condensador resfriado a água tipo “shell and tube”, válvula reguladora da temperatura de evaporação modelo “CPCE” (responsável por assegurar que o evaporador nunca venha a bloquear através de gelo) e demais válvulas controladoras de processo e segurança.

Observação: Nesta opção pode-se acrescentar, como elementos adicionais, os seguintes itens:

filtros de ar (para produtos que possam soltar resíduos, como por exemplo biscoitos)
substituição do compressor hermético por semi-hermético ou Aberto.
substituição do condensador resfriado a água tipo “shell and tube” por condensador resfriado a ar.
sistema de desumidificação, composto por uma serpentina de pós aquecimento, aquecida através de água quente (45C), válvulas solenóide (NA e NF), umidostato e controlador de temperatura adicional.

Segunda Opção: Água Fria ou Solução Água + Glicol

Tem a finalidade do resfriamento, através da passagem de água ou solução por dentre uma serpentina de resfriamento, e insuflamento, do ar no interior do duto de resfriamento. O sistema é confeccionado visando alto rendimento frigorífico associado a um excelente grau de controle de capacidade tanto de processo como do próprio sistema.

É composto por: serpentina de resfriamento, ventilador duplex de dupla aspiração tipo “sirocco”, válvula solenóides (NA e NF).

Observação: Nesta opção pode-se acrescentar, como elementos adicionais, os seguintes itens:

filtros de ar (para produtos que possam soltar resíduos, como por exemplo Biscoitos)
sistema de desumidificação, composto por uma Serpentina de Pós Aquecimento, aquecida através de água quente (45C), Válvulas solenóide (NA e NF), Umidostato e controlador de temperatura adicional.

Acionamento da Correia Transportadora

É confeccionado em rígida estrutura de aço carbono onde é apoiado o cilindro de tração revestido por borracha atóxica e acionado através de moto-redutor com velocidade monitorada por inversor de frequência.

O módulo também possui sistema de esticamento pneumático da correia transportadora.

Mesa de Saída

Possui as mesmas características construtivas da mesa de entrada.