Linhas formadoras
para crocante

CROCANTE R-LFC

As linhas formadoras para crocante da RSA são modernas e eficientes. A escolha ideal para automatizar a fabricação de doces de pedra.

A automação de uma produção de doces exige experiência para garantir o sabor artesanal que tanto agrada ao brasileiro. Nessa forma, as linhas formadoras para crocante da RSA são a escolha ideal para a fabricação de doces de pedra (crocante). Em outras palavras, receitas que utilizam massa com agregado sólido.

Nesse sentido, seu princípio básico de funcionamento é laminação, calibração e corte.

Primeiramente é preciso ressaltar a agilidade em sua operação. Para alterar a largura do produto, por exemplo, basta a troca do conjunto de facas rotativas (corte longitudinal).

Por outro lado, a mudança somente no comprimento não necessita de qualquer alteração no equipamento, pois exige somente o reajuste no valor do comprimento no PLC.

 

Equipamentos que Compõe a Linha Formadora de Crocante:

1. Transportador Resfriador de Massa R-TRM
2. Chiller para Mesas de Água Gelada R-CMA
3. Laminador Formador de Tapete R-LFT
4. Boiler para Laminador Formador R-BLF
5. Calibrador Formador de Tapete R-CFT
6. Conjunto de Exaustores para Resfriamento R-CER
7. Facas Rotativas Longitudinais R-FRL
8. Guilhotina Transversal R-GTV
9. Conjunto de Ventiladores para Resfriamento R-CVR (Opcional)

Transportador Resfriador de Massa R-TRF

Em princípio, este equipamento transporta e resfria (base) do tapete formado no laminador formador.

Além disso, sua construção tem como base o aço carbono, com acabamento em esmalte de poliuretano, apoiada em pedestais bilaterais sobre pés ajustáveis.

Sua esteira transportadora é apoiada sobre mesas encamisadas para circulação de água (resfriamento), construídas em aço inoxidável. Por fim, o transportador é equipado com sistema de alinhamento e esticamento da esteira.

Thermo-Chiller para Mesas de Água Fria R-CMA

Resfria a água que circulará dentre as mesas encamisadas do transportador.

Antes de mais nada, o Thermo-Chiller, tem como método de refrigeração uma novidade. Além de proporcionar mais estabilidade térmica (± 0,1°C) e não agredir o ambiente, devido à utilização de gás ecológico. Como resultado, as Linhas formadoras de crocante RSA proporcionam uma surpreendente redução de recarga de água no sistema.

Benefícios – primeiramente melhora qualidade da água, evitando entrada de partículas no sistema.

Do mesmo modo, mantém a temperatura do fluido estável, minimizando perdas no processo.

Com um design robusto, ergonômico e compacto, é ideal para industriais e até mesmo laboratórios.

Sob o mesmo ponto de vista, suas diferentes funções se complementam: tempo de operação (timer), detecção de baixo nível do tanque, auto início para queda de energia e anticongelamento.

De forma idêntica se destaca pela facilidade de manutenção, já que não é necessário o uso de ferramentas para troca de filtro.

Do mesmo modo ocorre com eu Auto diagnóstico e leitura no display, que apresenta 31 alarmes para a detecção de falhas.

Utiliza Gás ecológico: R407C (HFC) ou R410A (HFC) no processo.

Laminador Formador de Tapete R-LFT

Responsável por laminar a massa de crocante. Contudo, por trabalhar com o cilindro quente, o tapete formado é totalmente disforme, assim sendo, podemos considerar este equipamento mais como um dosador do que um laminador propriamente dito.

Nesse sentido, esses tipos de massa exigem a formação do tapete no Calibrador Formador.

Consiste de dois cilindros encamisados, construídos para receber água fria ou aquecida. Dessa forma, em seu interior, conseguem uma ótima transmissão de frio/calor à sua superfície e à massa.

Estes cilindros são apoiados sobre uma robusta estrutura metálica, e são fabricados em aço carbono protegidos por cromo duro. Como resultado, suas superfícies retificadas e polidas proporcionam melhor acabamento do tapete de produto.

Boiler para Laminador Formador R-BLF

Aquece da água que circulará dentro dos rolos laminadores formadores.

Recipiente cilindro com base de fixação fixada na estrutura do laminador. Dessa forma, o aquecimento da água é feito através de resistências com controlador de temperatura.

Além disso, também possui bomba d’água para circulação dentre os rolos. Trabalho feito em regime de circuito fechado.

Calibrador Formador de Tapete R-CFT

Calibra a espessura do tapete de produto. Em outras palavras, nas linhas formadoras de crocante, é aqui que o tapete é formado propriamente dito.

Composto por um cilindro encamisado, construído para receber água fria ou aquecida em seu interior. Dessa forma, consegue uma ótima transmissão de frio/calor à sua superfície e à massa.

Além disso, este cilindro é apoiado sobre uma robusta estrutura metálica, e fabricado em aço carbono protegido por cromo duro, sendo sua superfície retificada e polida para melhor acabamento do tapete de produto.

Conjunto de Exaustores para Resfriamento R-CER

Resfriamento do tapete, para o corte nas facas rotativas (corte longitudinal) e guilhotina transversal.

Nesse sentido, a estrutura de sustentação construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, apoiada na lateral do transportador (item 1), o ventilador é do tipo tubo axial.

Além disso, é equipado com filtro de entrada e chave seletora (liga/desliga) independente.

Facas Rotativas Longitudinais R-FRL

Executa o corte longitudinal do tapete, o que forma as tiras que para corte na guilhotina transversal (item 8).

Tem estrutura própria, construída em aço carbono, bem como acabamento em esmalte de poliuretano. Assim também como um rolo de apoio para realização do corte e conjunto de facas circulares, que realiza o corte do tapete no sentido longitudinal.

Guilhotina Transversal R-GTV

Realiza o corte transversal das tiras oriundas do corte longitudinal (item 7), deixando o produto, finalmente, com sua dimensão final.

Estrutura própria, construída em aço carbono, bem como acabamento em esmalte de poliuretano.

Nesse sentido, uma base rígida dá apoio para realização do corte e para o conjunto de facas circulares que realiza o corte do tapete no sentido transversal.

Conjunto de Ventiladores para Resfriamento R-CVR (Opcional)

Auxilia no resfriamento do produto após os cortes, para que os mesmos possam ser embalados.

Dessa forma, a estrutura de sustentação construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, apoiada na lateral do transportador (item 1), o ventilador é do tipo tubo axial. Os mesmos possuem acionamento independente/total. Por se tratar de ventilador, possui um sistema filtro em sua entrada de ar.

É importante ressaltar, contudo, que este conjunto somente é instalado em função do volume de produção, ou seja, de uma alta demanda.

Gostou das Linhas formadoras para crocante da RSA? Consulte um de nossos especialistas agora mesmo!