LINHA FORMADORA DE DOCES DE PEDRA (PAÇOCA E FONDANT DE LEITE)
A linha é indica para a fabricação de doces de pedra (paçoca e doce de leite), utilizando massas tipo seca e fondant. Seu principio básico de funcionamento é laminação e corte.
Observação: O tempo médio de “set up” e “limpeza” da linha para troca do tipo de massa, desde que não se altere a largura dos doces, é de aproximadamente 1,5h. Caso tenha que se alterar a largura do produto o tempo passa a ser maior, pois será necessário a troca do conjunto de facas rotativas (corte longitudinal). Já a mudança somente no comprimento não ocorre nenhum tempo para mudança, pois exige somente o reajuste no valor do comprimento no PLC.
Equipamentos que Compõe a Linha Formadora de Doces de Pedra
1. Transportador Resfriador de Massa R-TRM
2. Chiller para Mesa de Água Gelada R-CMA
3. Caixa Distribuidora de Massa R-CDM
4. Conjunto de Exaustores para Resfriamento R-CER
5. Conjunto de Ventiladores para Resfriamento R-CVR
6. Facas Rotativas Longitudinais R-FRL
7. Guilhotina Transversal R-GTV
1) Transportador Resfriador de Massa R-TRF
Função: Este equipamento tem como finalidade o transporte e o resfriamento (base) do tapete formado na caixa de massa (item 3).
Construção: Estrutura de sustentação construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, apoiada em pedestais bilaterais sobre pés ajustáveis, a esteira transportadora será apoiada sobre mesas encamisadas para circulação de água (resfriamento), construídas em aço inoxidável, equipado com sistema de alinhamento e esticamento da esteira.
2) Thermo-Chiller para Mesas de Água Fria R-CMA
Função: Tem como finalidade o resfriamento da água que circulará dentre as mesas encamisadas do transportador.
Características: O Thermo-Chiller, através de seu novo método de refrigeração, além de proporcionar mais estabilidade térmica (± 0,1°C) e não agredir o ambiente, devido à utilização de gás ecológico, também minimiza o consumo de água da torneira ou de recursos naturais similares, com uma surpreendente redução de recarga de água no sistema.
Benefícios:
3) Caixa Distribuidora de Massa R-CDM
Função: Este equipamento tem como finalidade a formação uniforme do tapete de produto a ser fabricado, deixando-o com excelente acabamento e com espessura do produto final.
Construção: Consiste de uma caixa construída em aço inoxidável revestida internamente com placas de teflon, e fica fixada sobre o transportador (item 1), esta também possui uniformizador de massa para perfeita formação do tapete.
4) Conjunto de Exaustores para Resfriamento R-CER
Função: O equipamento tem como finalidade o resfriamento do tapete, para que possa ser cortado nas facas rotativas (corte longitudinal) e guilhotina transversal.
Construção: Estrutura de sustentação construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, apoiada na lateral do transportador (item 1), o ventilador é do tipo tubo axial, sendo que o mesmo é equipamento com filtro de entrada e chave seletora (liga/desliga) independente.
5) Conjunto de Ventiladores para Resfriamento R-CVR
Função: O equipamento tem como finalidade o resfriamento do tapete, para que possa ser cortado nas facas rotativas (corte longitudinal) e guilhotina transversal.
Construção: Estrutura de sustentação construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, apoiada na lateral do transportador (item 1), o ventilador é do tipo tubo axial, os mesmos possuem acionamento independente/total. Por se tratar de ventilador o mesmo possui um sistema de filtro em sua entrada de ar.
6) Facas Rotativas Longitudinais R-FRL
Função: O equipamento tem como finalidade o corte longitudinal do tapete, formando este em tiras que serão cortadas na guilhotina transversal (item 7).
Construção: Possui estrutura própria construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, possui rolo de apoio para realização do corte e conjunto de facas circulares que realizam o corte do tapete no sentido longitudinal.
7) Guilhotina Transversal R-GTV
Função: O equipamento tem como finalidade o corte transversal das tiras oriundas do corte longitudinal (item 6), deixando o produto com sua dimensão final.
Construção: Possui estrutura própria construída em aço carbono com acabamento em esmalte de poliuretano, possui uma base rígida de apoio para realização do corte, e conjunto de facas circulares que realizam o corte do tapete no sentido transversal, sendo este com sistema de acompanhamento .