Crianças, jovens e adultos de todo o mundo estão investindo tempo, dinheiro e criatividade para entrar na onda, provavelmente impulsionados pela esmagadora indústria cultural norte-americana.
O Halloween está presente em filmes, programas de TV, jogos, bandas, personagens, publicações, figurinos, em um universo de produtos, nesta época do ano. A data funciona, para muitas pessoas, como uma ferramenta para deixar a imaginação correr solta.
Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), conta que o Halloween já está incorporado ao calendário dos brasileiros sendo uma data de extrema importância para o setor de Balas & Gomas.
“Nossos associados planejam com até seis meses de antecedência para atender a demanda por esses produtos nessa época do ano, além de produzir embalagens temáticas e produtos para valorizar a data”, afirma Fonseca.
A origem do Dia das Bruxas
A origem da festa de Halloween tem longa história de, aproximadamente, 3.000 anos. Emergiu com os celtas, um povo politeísta que acreditava em vários deuses associados a animais e forças naturais.
Os celtas celebravam o festival de Samhain, que durava 3 dias, começando em 31 de outubro. Além de comemorar o fim do verão, eles também comemoraram a passagem do ano celta, que começava em 1º de novembro.
Acreditava-se que neste dia os mortos ressuscitariam e tomariam posse dos corpos dos vivos. Devido a isso, fantasias foram colocadas e a festa foi recheada de artefatos sombrios, com o objetivo principal de se defender contra esses espíritos malignos.
Mais tarde, durante a Idade Média, a igreja começou a condenar o evento, daí o nome “Halloween”.
Durante o período medieval, as xamãs eram consideradas bruxas e, por resistir aos princípios da igreja eram queimadas na fogueira.
Assim, na tentativa de eliminar o caráter pagão do feriado, a igreja fez alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos, antes comemorado em 13 de maio, passou a ser celebrado no dia 1º de novembro, desde então.
Deslocamento do mercado
Sem dúvida, o Halloween tem movimentado cada vez mais a indústria alimentícia, gerando um alto consumo de doces na época. Por exemplo, as empresas estão começando a comemorar e presentear seus funcionários com doces.
Por isso, muitas fábricas usam a sazonalidade para criar campanhas de marketing a fim de lucrar durante o dia.
No entanto, todas essas demandas acabam afetando os empreendedores de maneira diferente. Como esses doces podem ser entregues com qualidade e a um preço baixo? Você pode confiar na RSA para isso. Nossas máquinas de confeitaria podem ajudá-lo.