Este artigo apresenta informações importantes para quem deseja comprar máquinas via Finame, uma das principais linhas de crédito do BNDES.
Se você é empresário do setor industrial, provavelmente já buscou por financiamento para a compra de máquinas. Nesse sentido, este artigo apresenta informações importantes para quem deseja comprar máquinas via Finame, uma das principais linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Antes de mais nada é preciso entender como a automação é fundamental para o setor. O uso de máquinas e equipamentos substitui a força humana. Como resultado, ela gera maior produtividade.
Além disso, em setores como o de alimentos outro fator importante é a padronização. Produzir itens com o mesmo formato e peso, facilitando assim a embalagem, bem como o transporte.
Dessa forma, sempre que há aumento de demanda, é preciso que o fabricante de alimentos atualize seu maquinário.
Contudo, o investimento nem sempre é possível com recursos do caixa da empresa. Por ter outros compromissos financeiros, como folha de pagamento e fornecedores, o empresário acaba optando por um empréstimo.
Comprar máquinas via Finame é, portanto, uma decisão estratégia. A empresa toma uma dívida em troca de um aumento de produtividade. Como resultado, pode vender mais, arcando não apenas com as parcelas do financiamento como também com outros investimentos.
Comprar máquinas via Finame: Regras
Em primeiro lugar é preciso lembrar que o BNDES é um banco estadual, ligado ao governo federal. Dessa forma, suas linhas de crédito refletem uma política de desenvolvimento.
Nesse sentido, o Finame só pode ser utilizado para a compra de máquinas fabricadas no Brasil. Em outras palavras, não é possível usar essa linha de crédito para importar equipamentos.
A princípio, a empresa interessada por esse tipo de operação deve buscar por um fornecedor credenciado junto ao BNDES. Dessa forma, pode iniciar junto ao banco intermediário o processo para obtenção do crédito.
Essa instituição realiza a sua própria análise de crédito. Se aprovada, a proposta segue para uma segunda análise. Desta vez do próprio BNDES.
Por fim, a fabricante da máquina deve emitir e apresentar a nota fiscal do equipamento vendido à instituição financeira, que solicitará a liberação do dinheiro ao banco estatal.
Finalmente, o pagamento é liberado diretamente para a fabricante, que por sua vez faz a entrega da máquina ao comprador.
RSA tem credenciamento no Finame
A RSA possui um importante portfólio de modelos já validados no mercado. Nesse sentido, essas máquinas para doces caseiros e equipamentos para indústria alimentícia podem ser conferidos em nossa página de produtos.
Nós entendemos, contudo, que cada linha de produção é única. Dessa forma, nosso time de especialistas detém o conhecimento necessário para adaptar os projetos à sua realidade.
Em outras palavras, em vez de sua produção se adequar à máquina, a máquina se adequa à sua produção.
Uma vantagem competitiva na hora de escolher um investimento tão importante quanto é o na automação.
Além disso, somos credenciados junto ao BNDES. Dessa forma, você pode comprar máquinas via Finame com a gente.
Amplie a sua produção com qualidade e eficiência. Adicione RSA à sua linha de produção e cresça de forma contínua e sustentável.