Pular para o conteúdo

Cobrideira de Chocolate R-CBC

O equipamento tem a finalidade de banhar produtos com chocolate ou produto similar de forma total ou parcial (banho de fundo). É confeccionado em estrutura de aço carbono, com todos os elementos internos que terão contato com o produto: recipiente de massa, caixas de coberturas, eixos, e outros, construída em aço inoxidável. Possui todos os elementos necessários para uma perfeita cobertura, descritos abaixo:

Caixa de Cobertura Superior: É constituída de um recipiente confeccionado em aço inoxidável tendo em sua parte inferior um sistema tipo comporta que regula o fluxo de chocolate sobre o produto, e conseqüentemente cobrindo as laterais e a parte superior do produto.

Caixa de Cobertura Inferior: É constituída por um rolo girante que tem a função de arrastar o chocolate sobre uma chapa horizontal regulável, onde é realizada a cobertura inferior do produto.

Ventilador: Instalado após a caixa de cobertura, que tem a função de retirar o chocolate excedente, controlando assim a espessura da camada de chocolate sobre o produto. A regulagem da vazão e pressão do ar se dá através da variação de rotação do ventilador, por intermédio de um inversor de freqüência.

 

Sistema Vibratório: Instalado sob a esteira transportadora, tem a finalidade de gerar uma freqüência pré-determinada no produto fazendo com que retire o excesso de chocolate nas laterais e elimine as bolhas de ar que podem se formar na massa.

Sistema de Eixo Raspador: É constituído de um eixo estriado instalado sob a esteira transportadora o qual toma o formato exato da mesma e de um raspador com aquecimento. Tem a função de ajustar a espessura da capa de chocolate sob o produto.

Sistema Inibidor de Rabicho: É constituído de um eixo acionado por um moto-redutor de alta rotação o qual é instalado após o retorno da esteira transportadora e tem a finalidade de reter os rabichos de massa formados na passagem do produto da esteira da cobrideira, para a esteira do túnel de resfriamento.

Bomba Inferior de Massa: É uma bomba tipo embolo giratório à qual tem a função de transportar a massa do recipiente inferior até as caixas de cobertura.

Bomba de Retorno de Massa: É uma bomba tipo dupla engrenagem helicoidal (opcional).

Sistema para Controle de Temperatura da Água: Consiste de dois sistemas independentes para controle da temperatura da água que circula pelas camisas da cobrideira. Um dos sistemas é constituído por um reservatório, resistências tubulares, bomba centrífuga e válvula solenóide (para controle de entrada de água gelada) o qual é o responsável pelo controle de temperatura da água que circula no recipiente de massa, e outro é constituído por um reservatório, resistências tubulares, e bomba centrífuga o qual é o responsável pelo controle de temperatura da água que circula pela rampa da cobrideira.

Sistema de Aquecimento Interno: É realizado através de resistências infravermelhas e tem a função de manter o interior do equipamento numa temperatura pré-determinada.

Mesa de Entrada: Para reduzir a quantidade de resíduos na cobrideira, a mesma é equipada com uma mesa de entrada, que por possuir esteira similar à cobrideira (aberta), faz com que o resíduo venha a cair em bandejas instaladas na parte inferior da mesa. Possui acionamento independente através de um moto-redutor.

Velocidade de Operação: 1,5 a 4,5 m/min.