Pular para o conteúdo

A ORIGEM DA BARRA DE CEREAL

As ‘barras de cereais‘ foram descobertas por um navegador, na Polinésia, em 1985, chegando ao Brasil em 1990.

As barrinhas contêm cereais integrais, ou seja, grãos cuja estrutura não foi alterada pela refinação. Assim, eles mantêm a integridade de seus nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), ao contrário do que acontece com alguns alimentos refinados, como farinha de trigo, açúcar refinado e fubá de milho, durante os processos industriais de fabricação.

Os sabores das barrinhas são muito variados, os principais ingredientes são frutas desidratadas e cristalizadas (ameixa preta, damasco, pêra, maçã, mamão, coco e banana) e os cereais integrais (flocos de arroz tostados, flocos de aveia). Elas aumentam a sensação de saciedade, reduzem a tentação de beliscar guloseimas durante o dia e com as fibras contidas nos cereais integrais nestes alimentos o fluxo intestinal e o seu intestino funcionam melhor e com maior regularidade regularmente.

Alimento Saudável

Em razão dos ótimos benefícios que proporcionam ao organismo e ao funcionamento do sistema digestivo, as fibras e cereais têm sido cada vez mais aprovadas como a base de uma alimentação saudável, conquistando espaço na alimentação de adultos, jovens e crianças.

As barras de cereais são uma ótima opção para quem enfrenta a correria do dia a dia e quer aproveitar os vários benefícios das fibras, como a redução do colesterol, a melhora do trânsito intestinal, etc. Até mesmo pessoas que estão em dieta para redução de peso as consomem, a fim de terem a saciedade aumentada, já que as barras podem satisfazer a vontade de comer doce, sem colocar a dieta em risco por serem bem menos calóricas.

As opções e sabores disponíveis no mercado são diversos. As barras energéticas e nutricionais podem ser divididas em: barra de cereais fibrosas, energéticas, proteicas, dietéticas e light. Os principais sabores são: ameixa-preta, damasco, pêra, maçã, coco, mamão, banana. O consumidor tem também a opção das barrinhas salgadas, já existentes no mercado, que têm como ingredientes: castanha de caju torrada, soja granulada e gergelim.

Os cereais são ricos em um nutriente muito necessário na alimentação, que é o carboidrato. Ele fornece energia para as suas necessidades físicas e mentais diárias. As barras contêm cereais integrais, ou seja, que não passaram pelo processo de refinação, preservando assim todos os seus nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.

A barra de cereal pode ser consumida nos intervalos das refeições, como um lanche, sobremesa e antes da prática de atividades físicas.

Receitas de Barrinhas de Cereais

Receita (1)

Ingredientes para fazer a receita:

• 4 colheres de açúcar mascavo
• 1/2 xícara de mel
• 1 xícara de granola light
• 1/2 xícara de flocos de arroz integral
• 1/2 xícara de uvas passas, ameixas e damascos picados
• 1/2 colher de margarina.

Como fazer a barra de cereal:

Colocar todos os ingredientes, com exceção da margarina, numa panela anti-aderente e cozinhar, sem parar de mexer, por 10 minutos ou até virar uma mistura homogênea. Usar a margarina para untar uma superfície lisa e despejar ali a mistura, formando um retângulo de, mais ou menos, um centímetro de espessura. Cortar as barrinhas enquanto a mistura ainda estiver quente. Depois que estiverem frias, guardar as barrinhas num recipiente sequinho. Fechar bem.

Receita (2)

Ingredientes para fazer a receita:

• 1/2 xícara de açúcar refinado ou mascavo
• 400 g de mel (pode ser falso ou puro)
• 2 xícaras de flocos de arroz
• 1 xícara de aveia grossa
• 1 colher de sopa de germe de trigo
• 1 colher de sopa de farelo de trigo
• 1 colher de sopa de gergelim (ou linhaça)
• 1/2 xícara de passas de uvas pretas sem sementes ou banana passa ou ameixas pretas (picadas)
• 1/2 xícara de granola
• 1/2 xícara de coco queimado
• 1/2 xícara de flocos de milho com ou sem açúcar

Como fazer a barra de cereal:

Misture tudo e leve ao fogo alto por 10 minutos, sempre mexendo, coloque em uma forma com aproximadamente 20×30 cm untada com margarina, deixar resfriar um pouco e com uma faca, corte as barrinhas.

INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO

Atualmente no mercado existe linha de processo capaz de aumentar significativamente a produção e a qualidade final dos produtos (barra de cereal). O processo inicial para produção de barra de cereal o mesmo, é feito a quantificação de ingredientes em um misturador contínuo, o qual faz a mistura destes ingredientes e deposita na caixa sob o laminador onde inicia o processo de formação de um tapete de massa passando por vários equipamentos até o fim de seu processo. Abaixo mostramos um processo de fabricação industrializado.

Princípio de Funcionamento da Linha Formadora de Barras de Cereais

Linha Barras