Análise de SWOT é um método de análise com o objetivo de posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação.
Sendo assim, devido sua simplicidade metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.
A matriz FOFA, como também é conhecida, foi criada na década de 60 na Universidade de Stanford e não demorou para que se disseminasse pelas principais corporações no mundo.
O que é uma Análise SWOT?
De modo geral, a Análise SWOT ou Matriz FOFA, é uma ferramenta proveniente da gestão estratégica, muito utilizada para analisar cenários e estabelecer planos de ação de médio e longo prazo.
Na análise do ambiente, a SWOT analisa os ambientes internos e externos, onde as forças e fraquezas estão relacionadas o ambiente interno, e as oportunidades e ameaças ao ambiente externo, já que são fatores que fogem do controle da empresa.
Por que fazer a análise SWOT para a sua empresa?
O objetivo da análise SWOT é ajudar o negócio a identificar os fatores que podem ajudar o seu crescimento. Desse modo, a ferramenta pode potencializar forças, atenuar fraquezas, encontrar oportunidades e estar alerta para as ameaças.
Para alcançar cada uma dessas características, a empresa precisará definir estratégias e adotar ações específicas para lidar com elas e, desse modo, criar um ambiente mais vantajoso para que possa se desenvolver de modo eficiente e saudável.
A análise SWOT também é importante antes do desenvolvimento de um novo produto, serviço ou solução porque, com ela, é possível mapear cada um dos fatores que podem influenciar no lançamento e, com isso, ajudar a empresa a se preparar para o mercado.
Podemos ainda citar os benefícios que podem ser alcançados com o uso dessa ferramenta:
- Obter uma visão ampla do negócio, interna e externamente.
- Identificar os pontos fortes da gestão da empresa.
- Definir as prioridades de atuação e quais decisões precisam ser tomadas.
- Identificar os pontos positivos, os pontos competitivos (aqueles que se pode investir para crescer) e os principais pontos críticos e de falhas.
- Adotar posturas com o objetivo de resolver ou minimizar os riscos e os problemas identificados.
A Analise Swot na prática:
Forças
Tudo que é possível de gerenciar e controlar, dentro da própria empresa. E pode ser usado como uma força que traga algum tipo de vantagem ou benefício para o negócio.
Fraquezas
Segue a mesma lógica das Forças então é tudo aquilo que, passível de ser gerenciado e controlado na própria empresa, acaba prejudicando o negócio e trazendo desvantagens.
Para reforçar, tanto as Forças quanto as Fraquezas podem ser gerenciadas e controladas, o que significa que:
- Forças podem ser otimizadas e potencializadas
- Fraquezas podem ter seu impacto diminuído ou serem até removidas
Oportunidades
São fatores externos e fora do controle da empresa que, de alguma forma, podem trazer benefícios e vantagens para a mesma.
Ameaças
São fatores externos e fora do controle da empresa que, diferente das oportunidades, afetam negativamente o negócio, trazendo problemas e desvantagens para a empresa.
- Oportunidades devem ser aproveitadas
- Ameaças devem ser evitadas ou a empresa deve se proteger delas
Aplique a análise swot em sua empresa para traçar seu plano estratégico.